Hoje na “A comida da minha avó” falamos com o Chef Hernâni Ermida.
O Chef Hernâni Ermida, nasceu em Resende, em 1956 e frequentou o curso superior da Escola Lenôtre e o curso de Diatétic, ambos em França, tendo frequentado também o curso de Chocolate, Pastelaria e Petit-Fours-Cacao Barry na Neoquímica do Porto.
Tem sido presença constante na televisão portuguesa através de diversas rubricas de culinária e representou Portugal em concursos mundiais de culinária. No seu inspirador percurso profissional dedicado à cozinha tem sempre procurado promover e divulgar a alimentação saudável, tendo vencido, recentemente, o prémio da Fundação Professor Fernando de Pádua nesta mesma categoria.
Pessoalmente, é dotado de um humanismo e simpatia inigualáveis e assim, uma conversa (por mais pequena que seja) com o Chef, mais do que um louvor à alimentação, é a pitada necessária para a criação de deliciosas memórias… como a comida da avó!
NA (Nutricionista Alecrim): Qual o prato que mais lhe lembra a sua avó e a sua infância?
CHE (Chef Hernâni Ermida): Tortilha de broa com ovos e salsa , que a minha Avó fazia numa frigideira preta ao lume, na lareira! Era o meu pequeno almoço antes de ir para a escola , outras vezes era uma sopa de legumes com arroz!
NA: Porque é que esse prato é tão importante para o Chef? Que memórias lhe traz?
CHE: É importante recordar e guardar o sabor, e sobretudo o carinho, com que a minha Avó os preparava sabiamente. Aparentemente os produtos eram pobres e caseiros, mas hoje sei que afinal eram muito nobres ! As memórias que me traz são muito boas porque afinal era uma criança feliz! Talvez porque não tinha acesso a outros ingredientes…
NA: Hoje em dia, costuma fazer muitas vezes esse prato ? O Chef consegue fazer o prato da mesma forma ou nunca lhe sabe tão bem como na sua infância?
CHE: Hoje faço poucas vezes , mas faço sempre que tenho saudades da minha Avó! Mas não tem o mesmo sabor… A broa já não é broa, os ovos já não são os ovos e a salsa já não tem o mesmo aroma. Assim como a sopa, já não tem o mesmo sabor! Porque todos estes produtos deixaram de ser naturais e simples como eram ! Felizmente ficou a memória do sabor !
NA: Que ingrediente, cor ou cheiro lhe lembra mais a sua infância?
CHE: De ingredientes, destaco a abóbora, o feijão, a couve galega, as pencas, o arroz, o peixe do rio Douro…e muita fruta! As cores variavam, mas as cores da fruta e dos legumes não eram tão vivas como hoje. Seguiam o percurso natural, da Natureza! A fruta e os legumes não eram forçados a ficar maduros, o tempo encarregava-se de lhes dar a cor e a doçura no seu tempo próprio! Depois terminavam e no próximo ano voltavam !
Um enorme obrigada Chef Hernâni Ermida por partilhar connosco estas memórias!
Não deixem de visitar “A vida com mais sabor”, o site do Chef Hernâni, para explorar deliciosas receitas.
Nós, por aqui, prometemos continuar a partilhar memórias. E quanto a si? Qual é a comida da sua avó? 🙂
Grande Chefe, que muito admiro!
O Chef Hernâni Ermida é, sem dúvida, admirável. Muito obrigada pelo seu comentário!
Gosto muito do Chef Hernâni. E parabéns pela entrevista, tópico fora do vulgar mas muito bonito.
Muito obrigada pela sua mensagem! As memórias são, para nós, uma das partes principais da alimentação e, por isso, queremos continuar com esta rubrica. Continue a acompanhar-nos!