Hoje na “A comida da minha avó” falamos com o Chef Hernâni Ermida.

O Chef Hernâni Ermida, nasceu em Resende, em 1956 e frequentou o curso superior da Escola Lenôtre e o curso de Diatétic, ambos em França, tendo frequentado também o curso de Chocolate, Pastelaria e Petit-Fours-Cacao Barry na Neoquímica do Porto.

Tem sido presença constante na televisão portuguesa através de diversas rubricas de culinária e representou Portugal em concursos mundiais de culinária. No seu inspirador percurso profissional dedicado à cozinha tem sempre procurado promover e divulgar a alimentação saudável, tendo vencido, recentemente, o prémio da Fundação Professor Fernando de Pádua nesta mesma categoria.

Pessoalmente, é dotado de um humanismo e simpatia inigualáveis e assim, uma conversa (por mais pequena que seja) com o Chef, mais do que um louvor à alimentação, é a pitada necessária para a criação de deliciosas memórias… como a comida da avó!

NA (Nutricionista Alecrim): Qual o prato que mais lhe lembra a sua avó e a sua infância?

CHE (Chef Hernâni Ermida): Tortilha de broa com ovos e salsa , que a minha Avó fazia numa frigideira preta ao lume, na lareira! Era o meu pequeno almoço antes de ir para a escola , outras vezes era uma sopa de legumes com arroz!

NA: Porque é que esse prato é tão importante para o Chef? Que memórias lhe traz?

CHE: É importante recordar e guardar o sabor, e sobretudo o carinho, com  que a minha Avó os preparava sabiamente.  Aparentemente os produtos eram pobres e caseiros, mas hoje sei que afinal eram muito nobres ! As memórias que me traz são muito boas porque afinal era uma criança feliz! Talvez porque não tinha acesso a outros ingredientes…

NA: Hoje em dia, costuma fazer muitas vezes esse prato ? O Chef  consegue fazer o prato da mesma forma ou nunca lhe sabe tão bem como na sua infância?

CHE: Hoje faço poucas vezes , mas faço sempre que tenho saudades da minha Avó!  Mas não tem o mesmo sabor… A broa já não é broa, os ovos já não são os ovos e a salsa já não tem o mesmo aroma. Assim como a sopa, já não tem o mesmo sabor! Porque todos estes produtos deixaram de ser naturais e simples como eram ! Felizmente ficou a memória do sabor !

NA: Que ingrediente, cor ou cheiro lhe lembra mais a sua infância?

CHE: De ingredientes, destaco a abóbora, o feijão, a couve galega,  as pencas, o arroz, o peixe do rio Douro…e muita fruta! As cores variavam, mas as cores da fruta e dos legumes não eram tão vivas como hoje. Seguiam o percurso natural, da Natureza!  A fruta e os legumes não eram forçados a ficar maduros, o tempo encarregava-se de lhes dar a cor e a doçura no seu tempo próprio! Depois terminavam e no próximo ano voltavam !

Um enorme obrigada Chef Hernâni Ermida por partilhar connosco estas memórias!

Não deixem de visitar “A vida com mais sabor”, o site do Chef Hernâni, para explorar deliciosas receitas.

Nós, por aqui, prometemos continuar a partilhar memórias. E quanto a si? Qual é a comida da sua avó? 🙂