Estamos a caminhar a passos largos para o Natal, e apesar de o azeite ser (praticamente, a única) gordura presente na cozinha da família Alecrim durante todo o ano, neste altura ganha uma importância ainda maior. É a ele que compete dourar o nosso fiel amigo bacalhau e contribuir para tornar a Consoada o que ela deve ser: prazerosa e tradicional.

“Hoje veio cá lanchar” a Dr.ª Ana Monteiro,  da Acushla, a marca que dá nome a um azeite biológico virgem extra, altamente galardoado nacional e internacionalmente. O azeite Acushla é um produto DOP (Denominação de Origem Protegida) de Trás-os-Montes, extraído de variedades de oliveiras típicas desta zona – cobrançosa, madural, verdeal e cordovil.

Nasceu da paixão de Joaquim Moreira (CEO) pela produção olivícola e hoje o azeite Acushla provem de uma plantação com cerca de 14 hectares de olival centenário e 200 hectares de olival novo, onde imperam preocupações ambientais e de sustentabilidade.

Começamos a nossa conversa com a pergunta habitual: De onde surgiu o nome Acushla?  E a explicação da Dr.ª Ana não podia ter sido mais deliciosa  “Acushla é uma expressão de origem celta que significa “o bater do coração” e que pretende transmitir toda a paixão com que nasceu e vive este nosso projecto“.

Sabendo nós, Família Alecrim, que a paixão é um ingrediente central para o crescimento deum projeto, surgiu-me de imediato a questão seguinte. Como cresceu o Acushla? Têm sentido diferenças na procura do azeite Acushla ao longo dos anos? Felizmente a procura tem vindo a aumentar, sentimos que cada vez mais o Acushla começa a ser conhecido e reconhecido tanto a nível nacional como internacional e aqui, sem dúvida, que os prémios que temos ganho (só este ano foram 15) têm muita importância”.

A minha curiosidade foi então aguçada: que outros países já se renderam, como nós, ao Acushla? Qual o feedback que recebem?  Nomeadamente o Brasil, o Canadá e vários países da Europa. O feedback é muito positivo e o Acushla já tem muitos clientes fieis além fronteiras.

Estes dados relativos à procura do azeite Acushla, fizeram-me pensar em todas as particularidades que a determinam e de que forma é que o produtor lida com as mesmas. Assim, questionei a Dr.ª Ana sobre quais são, do ponto de vista de um produtor, as características do azeite que mais condicionam a procura. Em muitos mercados o consumidor está ainda em fase de aprendizagem em relação ao azeite. Muitos procuram ainda preço por achar que o azeite é todo igual.” E como responde a Acushla a esta visão?  Para uma marca como a nossa, que aposta fortemente na qualidade, no design e que se posiciona como um azeite premium há um caminho ainda longo a percorrer que passa muito por “instruir” o consumidor sobre a qualidade do azeite e todas as suas características organoléticas.”

A pergunta seguinte surgiu, então, naturalmente:  o que é que, aa sua opinião da Dr.ª Ana, mais distingue o azeite Acushla? A resposta foi peremptória (e óbvia, acrescento eu) A capacidade de ter um azeite biológico de excelência aliado a um design único.

Este design foi também um ponto da nossa conversa. O packaging do Acushla é verdadeiramente diferenciador, aliando as características necessárias para garantir a qualidade do azeite e também questões de design que tornam qualquer cozinha e mesa mais elegante.

O Acsuhla esta disponível em bag-in-box, em lata, em garrafa e também numa sport edition. O que levou a Acushla a fazer o lançamento de uma sport edition? E, mais uma vez, a resposta veio reforçar toda a dedicação da Acushla Para termos um azeite com as características do Acushla a colheita é feita muito cedo. Um azeite verde é mais rico em polifenóis e vitamina E. Com base nestas duas características decidimos lançar um azeite dedicado aos apaixonados por fitness e desporto já que a combinação de ambas ajudam a potenciar a força e resistência física. Depois decidimos “brincar” com o packaging, associando o azeite a uma embalagem tipicamente ligada ao desporto. A ideia é que as pessoas possam posteriormente reutilizar a garrafa em idas ao ginásio, por exemplo. Depois de lavada na máquina, fica perfeita para reutilizar!

Já no fim da nossa conversa, e também quase em fim de ano, quis saber como perspetiva o crescimento e o futuro do Acushla? Perspetivamos ser o maior produtor em modo biológico da região de Trás-os-Montes com uma produção estimada de 250.000 litros de azeite por ano. Queremos ser a escolha dos melhores apreciadores de azeite em todo o mundo.

Escusado será, então, contar-vos o que acompanhou o nosso pão neste lanche … um maravilhoso azeite Acushla.

Um enorme obrigada à Dr.ª Ana Monteiro e à Acushla!

Até ao próximo lanche!

Mãe Alecrim