O Pintarolas e o Chocolate

Como todas as semanas, os meninos da escola Aprender com Sorrisos partilharam com os colegas como tinha sido o seu fim-de-semana. Estavam todos divertidos, à excepção da Madalena, que parecia preocupada.

A tia fez um bolo de chocolate, cacau e sementes e estava tão bom que, de uma assentada, a família comeu metade! Entre jogos, estórias e cantigas, passou-se uma tarde de convívio muito boa, mas, aos poucos e poucos, todos se foram despedindo e regressando a suas casas.

O forno de lenha deixou a sala com um quentinho agradável e o Pintarolas, o cão da avó, ressonava em cima da sua almofada. Estava a dormir confortavelmente há bastante tempo… até se apanhar sozinho! E foi nesta parte da história que o olhar da Madalena se entristeceu.

Quando a avó regressou à sala, o bolo tinha desaparecido do prato! Com ar culpado, o Pintarolas olhava para a avó, com apenas um pedacinho de bolo à sua frente.

Ele tinha roubado e comido o bolo quase todo! Então a mãe da Madalena telefonou para a veterinária que disse que ele precisava de assistência imediata.

A Madalena sabe que há muitas coisas que nós comemos que não se devem dar aos animais, mas o chocolate é tóxico e, dependendo da quantidade ingerida, pode ser fatal, por isso é proibido oferecer o que quer seja que contenha chocolate, aos cães ou aos gatos.

Naquele bolo estava contida meia chávena de chocolate em pó e meia chávena de cacau. O Pintarolas pesa apenas 6kg, por isso, um pedacinho de bolo já lhe é prejudicial ao organismo, isto porque o cacau contém moléculas que se chamam metilxantinas que são metabolizadas pelo fígado e que se distribuem na circulação sanguínea, impedindo que outras moléculas muito importantes para o organismo exerçam o seu papel, porque lhes roubam o lugar!

Depois o pequeno coração do Pintarolas ia começar a bater muito muito rápido, até se cansar e os músculos todos dele iam começaram a tremer muito, até se cansarem também.

Felizmente, depois da ajuda veterinária quase logo após o incidente, o Pintarolas vomitou o bolo todo e está livre de perigo, embora ainda esteja um pouco maldisposto. Agora todos vão ter mais cuidado, o Pintarolas não volta a ter acesso à comida dos donos, porque assim como o chocolate, a cebola, o alho, as uvas e alguns outros alimentos que para nós são saudáveis, podem ser prejudiciais para os nossos amiguinhos de quatro patas.

A Madalena pediu aos colegas da turma que tivessem especial atenção agora no Natal, uma vez que as mesas estão bastante recheadas e propôs-lhes que tomassem conhecimento da quantidade de chocolate que é tóxica para os seus cães, através de calculadoras de toxicidade disponíveis na internet**.

** https://petsci.co.uk/chocolate-toxicity-calculator-dogs/

http://veterinaryclinic.com/chocolate/calc.html

Feliz Natal para todas as famílias e para todos os patudos!

Veterinária Alecrim