Hoje na “A comida da minha avó” falamos com a Sandra Santos
Sandra Santos é nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e pós-graduada em Tecnologia e Segurança Alimentar pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.
Colaborou com várias instituições em projetos de voluntariado nacionais e internacionais, nomeadamente com a AMI em São Tomé e Principe, na área da educação alimentar e nutrição pediátrica.
A nutrição pediátrica é, de facto, a área de eleição da Sandra e que ganhou um brilho ainda maior com o nascimento da sua filha Francisca. Foi da junção destas dois papeis que preenchem a Sandra (e que lhe assentam como uma luva, acrescento), que nasceu o “Papinhas da Xica“, um site dedicado à alimentação infantil e que já deu origem a um livro com o mesmo nome.
Paralelamente, Sandra é também uma brilhante atriz, cujo talento já pudemos todos comprovar através dos seus muitos trabalhos em televisão e no cinema.
Se a tudo isto juntarmos a sua simpatia, entrega e generosidade temos todos os ingredientes para uma bonita conversa (por mais pequena que seja) neste Dia Mundial da Criança!
NA (Nutricionista Alecrim): Qual o prato que mais lhe lembra a sua avó e a sua infância?
SS (Sandra Santos): A minha avó nunca foi grande cozinheira, embora tivesse que o fazer todos os dias para uma família enorme. Por isso, não tenho nenhum prato de infância especialmente feito por ela que guarde na memória. Lembro-me de vê-la a “segar” as couves para o caldo verde e como ambicionava fazer aquilo aquilo quando crescesse e recordo-me que nunca me obrigava a comer nada até ao fim, caso eu não quisesse. Para mim era um motivo de grande felicidade pois nessa altura estava longe de ser um bom garfo. Lembro-me de um pequeno-almoço de infância que eu adorava mas mais motivada pelo meu avô: broa de milho com leite morno. Uma delícia que já não repito há anos! Talvez experimente, agora com a minha filha.
NA: E como hoje é Dia Mundial da Criança e tu já és mãe, quais é que consideras que são os ingredientes, aromas, sabores que estão a marcar a infância da tua filha?
SS: A Francisca ama canjinha. Eu confesso que não tenho muito o hábito de fazer então aproveitamos quando a avó (minha mãe) nos vem visitar e ela faz sempre um panelão. Até congelamos uma parte. Eu e a Francisca também adoramos o arroz malandrinho da minha mãe, ela varia muito, ora põe grelos, feijão, couve… E normalmente acompanhamos com peixe grelhado mas muito raramente lá vai uma alheira, vinda diretamente de Miranda do Douro e, feita pela nossa vizinha, quando vai a Trás-os-Montes.
Já como snack a minha coelhinha faz das cenouras cruas um pedido recorrente. Mas o grupo de alimentos preferido da Francisca é fruta! TODA. Então nunca pode faltar cá em casa. Nesta altura do ano, em particular, os morangos, cerejas e melancia estão no topo das preferências e dominam o cheirinho do nosso frigorífico.
Um enorme obrigada, Sandra, por partilhares connosco estas memórias!
Não deixem de acompanhar a Sandra através do “Papinhas da Xica“, onde, além de informação na área da alimentação infantil, encontrarão sugestões deliciosas para as crianças (e para os adultos!).
Nós, por aqui, prometemos continuar a partilhar memórias. E quanto a si? Qual é a comida da sua avó? 🙂
Adoro esta rubrica na página da Alecrim. Continuem. Gosto muito da Sandra como atriz
Muito obrigada pelo comentário! Temos muito gosto em que continue a acompanhar-nos.